"A missa tinha de sofrer algumas modificações a fim de adaptar-se ao novo ensino. Na ceia do Senhor, o povo estava novamente recebendo o pão e o vinho como se fazia na igreja primitiva. Uma vez que a Bíblia ensina que todo crente é um sacerdote, foi dada ao povo uma participação mais ativa no culto. Antes disso, o povo apenas assistia a cerimônia e ouvia o sacerdote e os santos corais. O latim foi substituído pelo alemão no culto.
O canto era uma maneira de encorajar o povo para uma participação mais ativa. Em 1524 veio à luz o primeiro hinário alemão composto por Lutero. O próprio Lutero escreveu músicas e letras de alguns hinos. Outros eram baseados em antigos hinos latinos. Lutero dizia que a música é a Segunda coisa mais importante depois do estudo da palavra de Deus. A igreja luterana tornou-se conhecida como a "igreja que canta", e muita gente filiou-se a ela atraída pela sua música. Dois dos mais conhecidos hinos de Lutero são "Castelo forte é o nosso Deus" e "Eu venho desde os altos céus", números 114 e 34 do nosso hinário."
Fonte: http://www.griep.com.br/clientes/ielb/tpls/162.asp?idPg=430&mAb=n&idCadastro=38
Portanto, esforcemo-nos para que nossa querida Igreja Luterana continue cantando, e cante cada vez mais e melhor, até que nos unamos ao grande coro de toda a Igreja Cristã quando de nosso encontro com o Senhor nos céus! Participe e/ou incentive o coral de sua comunidade!
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário