Bem-vindo!

Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lembrando de Rottmann

“Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará”. Salmo 1:3

Para o culto que celebrará o Dia da Reforma, estamos ensaiando uma magnífica música com arranjo e texto de Hans-Gerhardt Rottmann, que foi caracterizado por nosso regente durante um ensaio como “um músico com muitos recursos”. Considerando a dificuldade da música, não há como duvidar!

E não há como duvidar, também, da importância do professor e maestro Rottmann para a música luterana. Para que tenhamos uma mínima noção de sua biografia, cito dois trechos de um texto publicado na Revista Igreja Luterana, quando de seu falecimento, em 1992:

"Surgirá outro maestro. Outro professor de liturgia e música sacra. Mas o Prof. Hans-Gerhard sempre será lembrado como o primeiro grande músico e maestro oriundo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Será lembrado pelas suas obras editadas, como os dois volumes de "Cantai Louvor"; pela "Liturgia Luterana", edição para organista e pelo novo "Hinário Luterano". Será lembrado pelos seus concertos. Discos gravados. Aulas proferidas. Mas principalmente será lembrado pela preservação e divulgação da tradicional arte sacra luterana."

"O Prof. Hans-Gerhard Friedrich era filho do Dr. Johannes Ifeinrich Rottmann e de da. Kathe Schlage Rottmann. Nasceu no dia 26 de dezembro de 1935, em Cruz Machado, PR. No ano de 1960 formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia e em Letras pela PUC-RS. Em 1961/62 fez curso de pós graduação em Música Sacra na Washington University, o Curso de órgão sob a direção de Anton Heiler e Litúrgica no Concórdia Seminary de St. Louis USA. Em 1971 ainda cursou Teoria e Solfejo no Conservatório Mozart e Música Sacra no Colégio Americano, em Porto Alegre, RS. Entre 1974 a 1977 foi regente do Coral Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Desde 1963 foi professor de música no Curso Pré-Teológico do Seminário Concórdia. Em 1974 foi eleito professor de Teologia Prática da Faculdade de Teologia. Integrava também a Comissão de Culto e Liturgia da IELB."

Enfim, Rottmann foi como árvore frutífera, e o que apresentaremos a Deus no culto da Reforma é justamente um dos frutos agradáveis que ele produziu em seu tempo na Terra. Que, em nossa interpretação, façamos justiça ao esforço que Hans-Gerhardt aplicou em suas composições! E que o resultado de nosso esforço seja glória a nosso Deus, nosso refúgio eterno!

(O texto de onde foram tiradas as citações se encontra na Revista Igreja Luterana, 1992, número 1, página 3-4)
(Foto: Cesar Rios, Caminho entre São João Del Rei e Tiradentes - MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário