Bem-vindo!

Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Martinho Lutero Hasse

Na mais recente apresentação de nosso coral, no dia das mães, cantamos uma música de Martinho Lutero Hasse. Portanto, julguei conveniente apresentar alguma informação sobre esse grande compositor da IELB. Cito trecho de um artigo publicado na revista Igreja Luterana:

"Outro nome é o de Martinho Luthero Hasse. No âmbito da poesia, hinos e melodias, ninguém, talvez, na história da IELB, tem tanta expressividade como ele. Numa carta que enviou para a pesquisa deste trabalho, o pastor Hasse informa o seu acervo poético-musical. O número de hinos, desde composições sobre os mais diversos temas até algumas adaptações e traduções, ultrapassa o número de 400 hinos. Os poemas sacros que escreveu, ultrapassam os 500, dos quais 145 para sua esposa. Além disso, ainda compôs várias melodias para seus hinos e canções e escreveu hinos e poemas em inglês e alemão. Todo seu acervo poético-musical ultrapassa o número de 1000 títulos. É interessante notar que Paul Gerhardt, considerado o maior poeta da história do luteranismo, tem um acervo de apenas 123 hinos.Além de todo este cabedal, Martinho L. Hasse foi o primeiro a se preocupar em tornar conhecida a história dos hinos. No final da década de 1950 e início de 1960, publicou histórias de alguns hinos, através da revista O Jovem Luterano. Numa destas revistas ele lamenta o “quase completo desconhecimento que as congregações têm da origem destes hinos, do nome dos seus autores e das circunstâncias em que surgiram”. No mesmo artigo ele alimenta um sonho de um dia ter “condições de publicar alguma obra histórica referente aos hinos luteranos e sua origem”. A obra musical, a beleza poética, a clareza e profundidade doutrinária dos seus hinos fazem dele quiçá o maior poeta da história da IELB. Além disso, a genialidade da sua poesia não é em nada menor do que a poesia dos grandes poetas da história da igreja cristã."  Rev. David Karnopp

Para ver todo o artigo, acesse:                      
http://www.seminarioconcordia.com.br/IL/IL20022.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário