Bem-vindo!

Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Na aula do Pietzsch (Parte I)


Estou aguardando novas apresentações para postar fotos e comentários (amanhã tem uma ótima!). Enquanto isso, andei folheando uma apostila da ULBRA chamada “Culto e Música no Contexto Cristão”, preparada pelo professor Paulo Pietzsch. O interessante é que encontrei algumas considerações sobre a participação do Coral na Igreja e achei por bem compartilhar com todos. Creio que será válido para que o Coral Bom Pastor pense em (e converse sobre) sua própria tarefa. Ao mesmo tempo, imagino que será proveitoso para os demais leitores interessados em temas relacionados.

Serão quatro postagens, a começar por esta, na seguinte ordem: Unidade; Funções; Responsabilidade com a Teologia Luterana; Qualidade.


***
UNIDADE

A unidade do culto é salutar para um melhor aproveitamento e retenção da mensagem por parte da congregação. Por isso o coral sempre deveria estar inserido dentro desta unidade, os textos de suas músicas deveriam estar relacionados com a mensagem central. Seria interessante para os corais providenciarem para o seu repertório material litúrgico, o qual poderia ser utilizado, eventualmente, em lugar de uma ou outra parte da liturgia. Por exemplo, existem variadas composições que usam o texto do
Kyrie, outros trabalham o Gloria Patri, Pai Nosso, etc. Por que não aproveitar o momento e enriquecer o brilho da liturgia?!

(Referência: PIETZSCH, Paulo G. Culto e Música no Contexto Cristão. Canoas: Ed. Ulbra, 2003. p. 112. - Registro um agradecimento a Régis Müller, que voluntariamente esqueceu esse material por aqui!)
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário