Bem-vindo!

Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!

domingo, 15 de agosto de 2010

Aleluia! Aleluia... Aleluia?



Em muitas músicas de nosso repertório, bem como no repertório de todos os cristãos - desde a antiguidade! - uma palavra específica ressoa com considerável frequência: ALELUIA. Exclamamos “aleluia” inclusive em uma canção que ensaiamos e apresentamos neste mês de agosto:

Mil graças renderei a ti, meu Senhor,
de todas as tuas maravilhas cantarei
e louvarei teu nome.

Mil graças renderei a ti, meu Senhor.
Exultarei o teu nome louvarei: Aleluia!
Exultarei o teu nome louvarei: Aleluia!

Afinal, essa palavra faz parte do vocabulário do Português? Sim. Ou melhor, não. Quero dizer, depende... Ela faz parte porque é usada com frequência pelos falantes de nossa língua, inclusive fora de contextos cúlticos. Mas trata-se, na verdade, de uma expressão hebraica formada por duas palavras: halelu ya. A primeira é um imperativo de segunda pessoa do plural do verbo halal (no piel – completo a informação supondo um possível leitor hebraísta minimamente exigente), cujo sentido é louvar. A segunda palavra, ya, é um nome próprio utilizado para se designar Deus. Ou, para ser mais preciso, ya parece ser uma forma abreviada e poética do nome impronunciável de Deus, expresso graficamente pelo tetragrama YHWH. A expressão alelu ya poderia ser traduzida, então, por algo como “louvai a YHWH”, ou “louvai a Deus”, mas com a certeza de que se louvará a esse Deus específico, o único verdadeiro Deus, não a um dentre tantos outros embusteiros que estão sendo apregoados por aí.

Assim, dizer aleluia não é fazer uma exclamação de louvor simplesmente, mas um convite bem definido a todos os que escutam. Ao cantar aleluia, estamos convidando os demais a se unirem a nós no canto que entoamos ao Deus Eterno, aquele que conhecemos por meio de Jesus Cristo (Quem vê a mim, vê o Pai!) e pela ação do Espírito Santo em nós. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário