Aos desavisados e esquecidos, observo que decidimos fazer um ensaio extra no próximo sábado na CEL Bom Pastor. O motivo é o fato de que há eleições no domingo seguinte, o que impossibilitaria a presença de alguns integrantes.
Vamos trabalhar pesado nas músicas que estamos preparando para o Culto da Reforma e para o Congresso de Famílias. Depois, comeremos algo para repor as energias.
Bem-vindo!
Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Participar em um coral é benéfico... para a socialização!
Ah, disso nós já sabíamos! Bem, sabíamos na prática, mas é sempre bom ler da parte daqueles que se dedicaram para demonstrá-lo de uma forma mais científica. Encontrei esse texto em uma artigo da revista Música Hodie, da Universidade Federal de Goiás.
“Verifica-se que o canto coral tem sido um agente propiciador da ampliação de relações sociais; desenvolvendo a relação do indivíduo corista consigo mesmo, com o outro e com a comunidade sócio-cultural na qual está inserido. A prática musical vocal em grupo, além de desenvolver a musicalidade, autocontrole, auto-estima e tantas outras potencialidades, é um propiciador de relações sociais harmonizadoras em vários níveis. Sendo o desenvolvimento social importante para o ser humano, como afirma Vigotsky, o coral, por ser um local que propicia muitos contatos sociais, permite os sujeitos a se colocarem em situações que os conduzem ao aprendizado e desenvolvimento de relações com a música, com os outros e com a comunidade.”
PEREIRA, Éliton. VASCONCELOS, Miriã. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitária. In: Música Hodie. Vol. 7. Nº 1. UFG: Goiânia, 2007. p. 99-120.
Foto: Cesar Rios, no Parque das Mangabeiras - BH
terça-feira, 14 de setembro de 2010
De novo Rottmann
No dia 19 de agosto de 2010, postamos algumas informações sobre o falecido professor Rottmann, responsável por uma bela música que estamos ensaiando para o Culto da Reforma. Na ocasião, nos faltava uma imagem dele. No Seminário Concórdia, em São Leopoldo - RS, contudo, há uma galeria em que se encontram quadros referentes a cada turma de formandos da instituição. Então, observando esses quadros, encontramos o seguinte:
Entre os quatorze formandos de 1960, está ele, jovem e aparentemente frágil, talvez ainda sem saber que seria responsável por uma grande obra musical para a Igreja Luterana. A surpresa de encontrá-lo ali nos motivou a mais esta homenagem.
Assinar:
Postagens (Atom)