Aos desavisados e esquecidos, observo que decidimos fazer um ensaio extra no próximo sábado na CEL Bom Pastor. O motivo é o fato de que há eleições no domingo seguinte, o que impossibilitaria a presença de alguns integrantes.
Vamos trabalhar pesado nas músicas que estamos preparando para o Culto da Reforma e para o Congresso de Famílias. Depois, comeremos algo para repor as energias.
Bem-vindo!
Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Participar em um coral é benéfico... para a socialização!
Ah, disso nós já sabíamos! Bem, sabíamos na prática, mas é sempre bom ler da parte daqueles que se dedicaram para demonstrá-lo de uma forma mais científica. Encontrei esse texto em uma artigo da revista Música Hodie, da Universidade Federal de Goiás.
“Verifica-se que o canto coral tem sido um agente propiciador da ampliação de relações sociais; desenvolvendo a relação do indivíduo corista consigo mesmo, com o outro e com a comunidade sócio-cultural na qual está inserido. A prática musical vocal em grupo, além de desenvolver a musicalidade, autocontrole, auto-estima e tantas outras potencialidades, é um propiciador de relações sociais harmonizadoras em vários níveis. Sendo o desenvolvimento social importante para o ser humano, como afirma Vigotsky, o coral, por ser um local que propicia muitos contatos sociais, permite os sujeitos a se colocarem em situações que os conduzem ao aprendizado e desenvolvimento de relações com a música, com os outros e com a comunidade.”
PEREIRA, Éliton. VASCONCELOS, Miriã. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitária. In: Música Hodie. Vol. 7. Nº 1. UFG: Goiânia, 2007. p. 99-120.
Foto: Cesar Rios, no Parque das Mangabeiras - BH
terça-feira, 14 de setembro de 2010
De novo Rottmann
No dia 19 de agosto de 2010, postamos algumas informações sobre o falecido professor Rottmann, responsável por uma bela música que estamos ensaiando para o Culto da Reforma. Na ocasião, nos faltava uma imagem dele. No Seminário Concórdia, em São Leopoldo - RS, contudo, há uma galeria em que se encontram quadros referentes a cada turma de formandos da instituição. Então, observando esses quadros, encontramos o seguinte:
Entre os quatorze formandos de 1960, está ele, jovem e aparentemente frágil, talvez ainda sem saber que seria responsável por uma grande obra musical para a Igreja Luterana. A surpresa de encontrá-lo ali nos motivou a mais esta homenagem.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Ipatinga, aí vamos nós!?
No ensaio de domingo, 29/08, a grande novidade foi a leitura de uma carta enviada ao Coral Bom Pastor pelo pastor da Igreja Evangélica Luterana em Ipatinga. Trata-se de um convite para que participemos do Festival de Corais, evento que fará parte do Congresso de Famílias a realizar-se naquela cidade entre os dias 13 e 15 de Novembro. Os coralistas que estavam presentes no ensaio se mostraram muito animados com a possibilidade. Aguardamos, porém, o próximo ensaio para verificar se contaremos com a adesão máxima, o que é imprescindível para que façamos uma boa apresentação no Vale do Aço.
(Foto: encontrada no site do Município)
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Coral canta em culto de formatura
Atrás, vestindo talar, o pastor Arnaldo (tenor) e o pastor-estagiário Eduardo (baixo). Os demais, da esquerda para a direita: Daniel, Virgílio, Cesar e Eliano (tenores); Alexandre (baixo). Abaixo, Neusa, Darcília, Nilza, Rudanita e Sônia (Sopranos); Regina (ocultada pelo regente) e Cintia (Contraltos). Participação quase completa! E olha que foi numa quarta-feira!
Na noite de quarta-feira, 25/08, o Coral Bom Pastor participou do culto ecumênico realizado em agradecimento pela formatura em História de Gabriela (membro de nossa Igreja) e sua turma. Por um trágico incidente em sua família, o padre que estaria presente não pode comparecer. Ainda assim, o culto seguiu uma liturgia neutra que agradou a gregos e troianos, ou melhor, a católicos e luteranos... Brincadeiras à parte, foi uma boa experiência, que demonstrou como pode haver respeito e diálogo entre diferentes igrejas cristãs. Percebemos ao final do culto a satisfação dos formandos e familiares, o que muito nos agrada.
A entrada dos formandos foi feita ao som de nosso coro, que entoava “Grande é o Senhor”. Em outro momento, cantamos “Mil graças renderei”, música já mencionada neste blog (veja postagem intitulada “Dia dos Pais”), cuja letra nos parecia bem apropriada para o contexto.
Gabriela, a formanda, cantando "Tu és fiel, Senhor",
enquanto Willy, nosso regente, se encarregava do teclado.
enquanto Willy, nosso regente, se encarregava do teclado.
O Coral, por sua vez, só observa. Alguns pensam:
"Que voz! Bem que ela poderia cantar no coral também, né?"
Que Deus, o grande Senhor de toda a História da humanidade, bem como Senhor da história de cada indivíduo, possa abençoar as mentes e corações desses formandos, para que cumpram com integridade, honestidade e coragem o papel que lhes cabe em nossa sociedade! E, claro, que sejam recompensados por isso, com trabalhos dignos e bem reconhecidos!
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Na aula do Pietzsch (Parte I)
Estou aguardando novas apresentações para postar fotos e comentários (amanhã tem uma ótima!). Enquanto isso, andei folheando uma apostila da ULBRA chamada “Culto e Música no Contexto Cristão”, preparada pelo professor Paulo Pietzsch. O interessante é que encontrei algumas considerações sobre a participação do Coral na Igreja e achei por bem compartilhar com todos. Creio que será válido para que o Coral Bom Pastor pense em (e converse sobre) sua própria tarefa. Ao mesmo tempo, imagino que será proveitoso para os demais leitores interessados em temas relacionados.
Serão quatro postagens, a começar por esta, na seguinte ordem: Unidade; Funções; Responsabilidade com a Teologia Luterana; Qualidade.
A unidade do culto é salutar para um melhor aproveitamento e retenção da mensagem por parte da congregação. Por isso o coral sempre deveria estar inserido dentro desta unidade, os textos de suas músicas deveriam estar relacionados com a mensagem central. Seria interessante para os corais providenciarem para o seu repertório material litúrgico, o qual poderia ser utilizado, eventualmente, em lugar de uma ou outra parte da liturgia. Por exemplo, existem variadas composições que usam o texto do Kyrie, outros trabalham o Gloria Patri, Pai Nosso, etc. Por que não aproveitar o momento e enriquecer o brilho da liturgia?!
(Referência: PIETZSCH, Paulo G. Culto e Música no Contexto Cristão. Canoas: Ed. Ulbra, 2003. p. 112. - Registro um agradecimento a Régis Müller, que voluntariamente esqueceu esse material por aqui!)
Serão quatro postagens, a começar por esta, na seguinte ordem: Unidade; Funções; Responsabilidade com a Teologia Luterana; Qualidade.
***
UNIDADEA unidade do culto é salutar para um melhor aproveitamento e retenção da mensagem por parte da congregação. Por isso o coral sempre deveria estar inserido dentro desta unidade, os textos de suas músicas deveriam estar relacionados com a mensagem central. Seria interessante para os corais providenciarem para o seu repertório material litúrgico, o qual poderia ser utilizado, eventualmente, em lugar de uma ou outra parte da liturgia. Por exemplo, existem variadas composições que usam o texto do Kyrie, outros trabalham o Gloria Patri, Pai Nosso, etc. Por que não aproveitar o momento e enriquecer o brilho da liturgia?!
(Referência: PIETZSCH, Paulo G. Culto e Música no Contexto Cristão. Canoas: Ed. Ulbra, 2003. p. 112. - Registro um agradecimento a Régis Müller, que voluntariamente esqueceu esse material por aqui!)
***
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Lembrando de Rottmann
“Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará”. Salmo 1:3
Para o culto que celebrará o Dia da Reforma, estamos ensaiando uma magnífica música com arranjo e texto de Hans-Gerhardt Rottmann, que foi caracterizado por nosso regente durante um ensaio como “um músico com muitos recursos”. Considerando a dificuldade da música, não há como duvidar!
E não há como duvidar, também, da importância do professor e maestro Rottmann para a música luterana. Para que tenhamos uma mínima noção de sua biografia, cito dois trechos de um texto publicado na Revista Igreja Luterana, quando de seu falecimento, em 1992:
"Surgirá outro maestro. Outro professor de liturgia e música sacra. Mas o Prof. Hans-Gerhard sempre será lembrado como o primeiro grande músico e maestro oriundo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Será lembrado pelas suas obras editadas, como os dois volumes de "Cantai Louvor"; pela "Liturgia Luterana", edição para organista e pelo novo "Hinário Luterano". Será lembrado pelos seus concertos. Discos gravados. Aulas proferidas. Mas principalmente será lembrado pela preservação e divulgação da tradicional arte sacra luterana."
E não há como duvidar, também, da importância do professor e maestro Rottmann para a música luterana. Para que tenhamos uma mínima noção de sua biografia, cito dois trechos de um texto publicado na Revista Igreja Luterana, quando de seu falecimento, em 1992:
"Surgirá outro maestro. Outro professor de liturgia e música sacra. Mas o Prof. Hans-Gerhard sempre será lembrado como o primeiro grande músico e maestro oriundo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Será lembrado pelas suas obras editadas, como os dois volumes de "Cantai Louvor"; pela "Liturgia Luterana", edição para organista e pelo novo "Hinário Luterano". Será lembrado pelos seus concertos. Discos gravados. Aulas proferidas. Mas principalmente será lembrado pela preservação e divulgação da tradicional arte sacra luterana."
"O Prof. Hans-Gerhard Friedrich era filho do Dr. Johannes Ifeinrich Rottmann e de da. Kathe Schlage Rottmann. Nasceu no dia 26 de dezembro de 1935, em Cruz Machado, PR. No ano de 1960 formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia e em Letras pela PUC-RS. Em 1961/62 fez curso de pós graduação em Música Sacra na Washington University, o Curso de órgão sob a direção de Anton Heiler e Litúrgica no Concórdia Seminary de St. Louis USA. Em 1971 ainda cursou Teoria e Solfejo no Conservatório Mozart e Música Sacra no Colégio Americano, em Porto Alegre, RS. Entre 1974 a 1977 foi regente do Coral Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Desde 1963 foi professor de música no Curso Pré-Teológico do Seminário Concórdia. Em 1974 foi eleito professor de Teologia Prática da Faculdade de Teologia. Integrava também a Comissão de Culto e Liturgia da IELB."
Enfim, Rottmann foi como árvore frutífera, e o que apresentaremos a Deus no culto da Reforma é justamente um dos frutos agradáveis que ele produziu em seu tempo na Terra. Que, em nossa interpretação, façamos justiça ao esforço que Hans-Gerhardt aplicou em suas composições! E que o resultado de nosso esforço seja glória a nosso Deus, nosso refúgio eterno!
(O texto de onde foram tiradas as citações se encontra na Revista Igreja Luterana, 1992, número 1, página 3-4)
(Foto: Cesar Rios, Caminho entre São João Del Rei e Tiradentes - MG)
Assinar:
Postagens (Atom)






