Bem-vindo!

Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um pouco sobre Samuel Sebastian Wesley


Estamos ensaiando uma música chamada Guia-me, Senhor, de autoria de Samuel Sebastian Wesley (1810 -1876). Trata-se de uma obra cantada por diversos grupos de cristãos, não somente luteranos. E, de fato, o senhor Samuel não era luterano. Como inglês que era, ele foi um dos grandes compositores e músicos da Igreja da Inglaterra.

Algo interessante a observar em sua biografia é o fato de que sua experiência musical se iniciou, quando criança, com sua participação em um coral. Posteriormente, foi organista em importantes catedrais.

A música que cantaremos, que em inglês chama-se Lead me, Lord, é parte popular de uma composição maior chamada Praise the Lord, O my soul [Louve ao Senhor, oh minha alma].

AQUI você vê uma partitura da música em inglês com arranjos de Drew Collins.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Martinho Lutero Hasse

Na mais recente apresentação de nosso coral, no dia das mães, cantamos uma música de Martinho Lutero Hasse. Portanto, julguei conveniente apresentar alguma informação sobre esse grande compositor da IELB. Cito trecho de um artigo publicado na revista Igreja Luterana:

"Outro nome é o de Martinho Luthero Hasse. No âmbito da poesia, hinos e melodias, ninguém, talvez, na história da IELB, tem tanta expressividade como ele. Numa carta que enviou para a pesquisa deste trabalho, o pastor Hasse informa o seu acervo poético-musical. O número de hinos, desde composições sobre os mais diversos temas até algumas adaptações e traduções, ultrapassa o número de 400 hinos. Os poemas sacros que escreveu, ultrapassam os 500, dos quais 145 para sua esposa. Além disso, ainda compôs várias melodias para seus hinos e canções e escreveu hinos e poemas em inglês e alemão. Todo seu acervo poético-musical ultrapassa o número de 1000 títulos. É interessante notar que Paul Gerhardt, considerado o maior poeta da história do luteranismo, tem um acervo de apenas 123 hinos.Além de todo este cabedal, Martinho L. Hasse foi o primeiro a se preocupar em tornar conhecida a história dos hinos. No final da década de 1950 e início de 1960, publicou histórias de alguns hinos, através da revista O Jovem Luterano. Numa destas revistas ele lamenta o “quase completo desconhecimento que as congregações têm da origem destes hinos, do nome dos seus autores e das circunstâncias em que surgiram”. No mesmo artigo ele alimenta um sonho de um dia ter “condições de publicar alguma obra histórica referente aos hinos luteranos e sua origem”. A obra musical, a beleza poética, a clareza e profundidade doutrinária dos seus hinos fazem dele quiçá o maior poeta da história da IELB. Além disso, a genialidade da sua poesia não é em nada menor do que a poesia dos grandes poetas da história da igreja cristã."  Rev. David Karnopp

Para ver todo o artigo, acesse:                      
http://www.seminarioconcordia.com.br/IL/IL20022.pdf



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Toque de Vida: Vida melhor


Um homem passou a freqüentar uma igreja cristã e, depois de um tempo, começou a convidar seu vizinho para que também fosse. O convite era diário, mas o vizinho disse que o estilo daquela igreja não era bem o seu, mas que a respeitava. Por fim, o neo-religioso argumentou: “Mas você tem que ir comigo, vizinho! Olha só a minha vida! Depois que eu passei a freqüentar esta igreja, minha vida melhorou!”
O vizinho, então, perguntou de volta: “Mas, então, você está querendo dizer que minha vida não é boa?”

Boa pergunta. Qual é o parâmetro para ‘vida melhor”?

É importante ter cuidado com determinadas afirmações. Não há dúvida de que o freqüentar uma igreja pode trazer melhorias em nossa vida humana, pessoal, material. No entanto, há muitas pessoas que são cristãs dedicadas que nem sempre estão tão bem, ao menos conforme os parâmetros humanos. Enquanto não cristãos declarados podem estar em situação melhor. Ainda, há pessoas que, por abraçarem a fé, passaram a ter vida mais complicada. Basta ver a história do apóstolo Paulo e de todos os discípulos de Jesus Cristo.

E, afinal, o que é ‘vida melhor’, se formos medir com a régua humana? Existe um numero de carros, casa, salário, dias alegres ou conquistas de prêmios que consiga definir quando é que, de fato, chegamos a ela?

Não, não existe. A vida melhor, ao abraçar a fé, se dá dentro do coração. Aliás, não apenas melhor, mas plena. O que acontece a partir disso, lá fora, é conseqüência. Podemos ter mais coisas, ou menos, mas o que realmente muda para melhor definitivamente é o que somos: filhos. Quando estamos na fé em Jesus Cristo , não há dúvida de que temos a resposta.

Afinal, qual é a vida que não fica plena com perdão, paz, segurança e vida eterna?

Rev. Lucas André Albrecht

Fonte: www.toquedevida.blogspot.com