Bem-vindo!

Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Lembrando de um dado sobre a Reforma luterana



"A missa tinha de sofrer algumas modificações a fim de adaptar-se ao novo ensino. Na ceia do Senhor, o povo estava novamente recebendo o pão e o vinho como se fazia na igreja primitiva. Uma vez que a Bíblia ensina que todo crente é um sacerdote, foi dada ao povo uma participação mais ativa no culto. Antes disso, o povo apenas assistia a cerimônia e ouvia o sacerdote e os santos corais. O latim foi substituído pelo alemão no culto.

 
O canto era uma maneira de encorajar o povo para uma participação mais ativa. Em 1524 veio à luz o primeiro hinário alemão composto por Lutero. O próprio Lutero escreveu músicas e letras de alguns hinos. Outros eram baseados em antigos hinos latinos. Lutero dizia que a música é a Segunda coisa mais importante depois do estudo da palavra de Deus. A igreja luterana tornou-se conhecida como a "igreja que canta", e muita gente filiou-se a ela atraída pela sua música. Dois dos mais conhecidos hinos de Lutero são "Castelo forte é o nosso Deus" e "Eu venho desde os altos céus", números 114 e 34 do nosso hinário."


Fonte: http://www.griep.com.br/clientes/ielb/tpls/162.asp?idPg=430&mAb=n&idCadastro=38

Portanto, esforcemo-nos para que nossa querida Igreja Luterana continue cantando, e cante cada vez mais e melhor, até que nos unamos ao grande coro de toda a Igreja Cristã quando de nosso encontro com o Senhor nos céus! Participe e/ou incentive o coral de sua comunidade!

Abraço!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Paixão e a expectativa da Páscoa

Logo, celebraremos o culto de sexta-feira da Paixão. Cantaremos uma versão para coral do "Se aquela cruz falasse". É um momento de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo por todos nós. Seu sangue vertido, derramou perdão sobre a humanidade.

Começa também a expectativa da Páscoa! Um tempo tão especial, merece uma música também especialíssima. Vejam só This Joyful Eastertide, cantada pelo coral do King's College, de Cambridge:


A letra é assim:

This joyful Easter-tide,

Away with care and sorrow!

My Love, the Crucified,

Hath sprung to life this morrow.



Had Christ, that once was slain,

Neer burst His three day prison,

Our faith had been in vain;

But now hath Christ arisen,

Arisen, arisen, arisen!

My flesh in hope shall rest,And for a season slumber;

Till trump from east to west,

Shall wake the dead in number.

Had Christ, that once was slain,Neer burst His three day prison,

Our faith had been in vain;

But now hath Christ arisen,

Arisen, arisen, arisen!

Deaths flood hath lost his chill,

Since Jesus crossed the river:

Lover of souls, from ill

My passing soul deliver.

Had Christ, that once was slain,
Neer burst His three day prison,

Our faith had been in vain;

But now hath Christ arisen,

Arisen, arisen, arisen!




Maravilhoso, né? Eu também achei!
 
Abraço!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Semana Santa



Estamos nos preparando para as apresentações da Sexta-Feira da Paixão e da Páscoa. Neste ano, como em outros se bem procurarmos na memória, nossa quaresma está marcada por motivos de luto. Atentados desvairados, catástrofes naturais, violência urbana e acidentes de trânsito enchem nossos noticiários de mortes e de dor. Sabemos que tudo isso tende a nos tornar mais insensíveis a coisas importantes. Mas não podemos deixar de lembrar da morte e ressurreição daquele que veio para tirar o pecado do mundo, para nos perdoar e nos dar uma esperança. É Nele que os que morrem poderão ser ressuscitados. Sabemos que este mundo chega a parecer insuportável, mas confessamos nossa fé na ressurreição da carne, e confiamos nas palavras escritas por Paulo, que nos garantem que teremos novos e incorruptíveis corpos. Que a tristeza da morte seja sobrepujada pela exultante alegria da ressurreição (Dele, dos nossos queridos já falecidos e nossa também)!

Lembramos que, no domingo de Páscoa, o culto se iniciará, como tradicionalmente se faz, às 7h. Após a celebração, tomaremos juntos o nosso café da manhã.