Bem-vindo!

Somos o Coral da Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor, que é filiada à IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - e se encontra no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte - MG. Aqui, postamos informações sobre nossa agenda, fotos de apresentações e comentários sobre nosso repertório e nossas atividades. Sinta-se à vontade para comentar e, se possível, venha um dia nos conhecer pessoalmente! Abraços!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ipatinga, aí vamos nós!?



No ensaio de domingo, 29/08, a grande novidade foi a leitura de uma carta enviada ao Coral Bom Pastor pelo pastor da Igreja Evangélica Luterana em Ipatinga. Trata-se de um convite para que participemos do Festival de Corais, evento que fará parte do Congresso de Famílias a realizar-se naquela cidade entre os dias 13 e 15 de Novembro. Os coralistas que estavam presentes no ensaio se mostraram muito animados com a possibilidade. Aguardamos, porém, o próximo ensaio para verificar se contaremos com a adesão máxima, o que é imprescindível para que façamos uma boa apresentação no Vale do Aço.


(Foto:  encontrada no site do Município)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coral canta em culto de formatura

Atrás, vestindo talar, o pastor Arnaldo (tenor) e o pastor-estagiário Eduardo (baixo). Os demais, da esquerda para a direita: Daniel, Virgílio, Cesar e Eliano (tenores); Alexandre (baixo). Abaixo, Neusa, Darcília, Nilza, Rudanita e Sônia (Sopranos); Regina (ocultada pelo regente) e Cintia (Contraltos). Participação quase completa! E olha que foi numa quarta-feira!

Na noite de quarta-feira, 25/08, o Coral Bom Pastor participou do culto ecumênico realizado em agradecimento pela formatura em História de Gabriela (membro de nossa Igreja) e sua turma. Por um trágico incidente em sua família, o padre que estaria presente não pode comparecer. Ainda assim, o culto seguiu uma liturgia neutra que agradou a gregos e troianos, ou melhor, a católicos e luteranos... Brincadeiras à parte, foi uma boa experiência, que demonstrou como pode haver respeito e diálogo entre diferentes igrejas cristãs. Percebemos ao final do culto a satisfação dos formandos e familiares, o que muito nos agrada.

A entrada dos formandos foi feita ao som de nosso coro, que entoava “Grande é o Senhor”. Em outro momento, cantamos “Mil graças renderei”, música já mencionada neste blog (veja postagem intitulada “Dia dos Pais”), cuja letra nos parecia bem apropriada para o contexto.


Gabriela, a formanda, cantando "Tu és fiel, Senhor",
enquanto Willy, nosso regente, se encarregava do teclado.
O Coral, por sua vez, só observa. Alguns pensam:
"Que voz! Bem que ela poderia cantar no coral também, né?"
 
Que Deus, o grande Senhor de toda a História da humanidade, bem como Senhor da história de cada indivíduo, possa abençoar as mentes e corações desses formandos, para que cumpram com integridade, honestidade e coragem o papel que lhes cabe em nossa sociedade! E, claro, que sejam recompensados por isso, com trabalhos dignos e bem reconhecidos!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Na aula do Pietzsch (Parte I)


Estou aguardando novas apresentações para postar fotos e comentários (amanhã tem uma ótima!). Enquanto isso, andei folheando uma apostila da ULBRA chamada “Culto e Música no Contexto Cristão”, preparada pelo professor Paulo Pietzsch. O interessante é que encontrei algumas considerações sobre a participação do Coral na Igreja e achei por bem compartilhar com todos. Creio que será válido para que o Coral Bom Pastor pense em (e converse sobre) sua própria tarefa. Ao mesmo tempo, imagino que será proveitoso para os demais leitores interessados em temas relacionados.

Serão quatro postagens, a começar por esta, na seguinte ordem: Unidade; Funções; Responsabilidade com a Teologia Luterana; Qualidade.


***
UNIDADE

A unidade do culto é salutar para um melhor aproveitamento e retenção da mensagem por parte da congregação. Por isso o coral sempre deveria estar inserido dentro desta unidade, os textos de suas músicas deveriam estar relacionados com a mensagem central. Seria interessante para os corais providenciarem para o seu repertório material litúrgico, o qual poderia ser utilizado, eventualmente, em lugar de uma ou outra parte da liturgia. Por exemplo, existem variadas composições que usam o texto do
Kyrie, outros trabalham o Gloria Patri, Pai Nosso, etc. Por que não aproveitar o momento e enriquecer o brilho da liturgia?!

(Referência: PIETZSCH, Paulo G. Culto e Música no Contexto Cristão. Canoas: Ed. Ulbra, 2003. p. 112. - Registro um agradecimento a Régis Müller, que voluntariamente esqueceu esse material por aqui!)
***

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lembrando de Rottmann

“Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará”. Salmo 1:3

Para o culto que celebrará o Dia da Reforma, estamos ensaiando uma magnífica música com arranjo e texto de Hans-Gerhardt Rottmann, que foi caracterizado por nosso regente durante um ensaio como “um músico com muitos recursos”. Considerando a dificuldade da música, não há como duvidar!

E não há como duvidar, também, da importância do professor e maestro Rottmann para a música luterana. Para que tenhamos uma mínima noção de sua biografia, cito dois trechos de um texto publicado na Revista Igreja Luterana, quando de seu falecimento, em 1992:

"Surgirá outro maestro. Outro professor de liturgia e música sacra. Mas o Prof. Hans-Gerhard sempre será lembrado como o primeiro grande músico e maestro oriundo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Será lembrado pelas suas obras editadas, como os dois volumes de "Cantai Louvor"; pela "Liturgia Luterana", edição para organista e pelo novo "Hinário Luterano". Será lembrado pelos seus concertos. Discos gravados. Aulas proferidas. Mas principalmente será lembrado pela preservação e divulgação da tradicional arte sacra luterana."

"O Prof. Hans-Gerhard Friedrich era filho do Dr. Johannes Ifeinrich Rottmann e de da. Kathe Schlage Rottmann. Nasceu no dia 26 de dezembro de 1935, em Cruz Machado, PR. No ano de 1960 formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia e em Letras pela PUC-RS. Em 1961/62 fez curso de pós graduação em Música Sacra na Washington University, o Curso de órgão sob a direção de Anton Heiler e Litúrgica no Concórdia Seminary de St. Louis USA. Em 1971 ainda cursou Teoria e Solfejo no Conservatório Mozart e Música Sacra no Colégio Americano, em Porto Alegre, RS. Entre 1974 a 1977 foi regente do Coral Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Desde 1963 foi professor de música no Curso Pré-Teológico do Seminário Concórdia. Em 1974 foi eleito professor de Teologia Prática da Faculdade de Teologia. Integrava também a Comissão de Culto e Liturgia da IELB."

Enfim, Rottmann foi como árvore frutífera, e o que apresentaremos a Deus no culto da Reforma é justamente um dos frutos agradáveis que ele produziu em seu tempo na Terra. Que, em nossa interpretação, façamos justiça ao esforço que Hans-Gerhardt aplicou em suas composições! E que o resultado de nosso esforço seja glória a nosso Deus, nosso refúgio eterno!

(O texto de onde foram tiradas as citações se encontra na Revista Igreja Luterana, 1992, número 1, página 3-4)
(Foto: Cesar Rios, Caminho entre São João Del Rei e Tiradentes - MG)

domingo, 15 de agosto de 2010

Aleluia! Aleluia... Aleluia?



Em muitas músicas de nosso repertório, bem como no repertório de todos os cristãos - desde a antiguidade! - uma palavra específica ressoa com considerável frequência: ALELUIA. Exclamamos “aleluia” inclusive em uma canção que ensaiamos e apresentamos neste mês de agosto:

Mil graças renderei a ti, meu Senhor,
de todas as tuas maravilhas cantarei
e louvarei teu nome.

Mil graças renderei a ti, meu Senhor.
Exultarei o teu nome louvarei: Aleluia!
Exultarei o teu nome louvarei: Aleluia!

Afinal, essa palavra faz parte do vocabulário do Português? Sim. Ou melhor, não. Quero dizer, depende... Ela faz parte porque é usada com frequência pelos falantes de nossa língua, inclusive fora de contextos cúlticos. Mas trata-se, na verdade, de uma expressão hebraica formada por duas palavras: halelu ya. A primeira é um imperativo de segunda pessoa do plural do verbo halal (no piel – completo a informação supondo um possível leitor hebraísta minimamente exigente), cujo sentido é louvar. A segunda palavra, ya, é um nome próprio utilizado para se designar Deus. Ou, para ser mais preciso, ya parece ser uma forma abreviada e poética do nome impronunciável de Deus, expresso graficamente pelo tetragrama YHWH. A expressão alelu ya poderia ser traduzida, então, por algo como “louvai a YHWH”, ou “louvai a Deus”, mas com a certeza de que se louvará a esse Deus específico, o único verdadeiro Deus, não a um dentre tantos outros embusteiros que estão sendo apregoados por aí.

Assim, dizer aleluia não é fazer uma exclamação de louvor simplesmente, mas um convite bem definido a todos os que escutam. Ao cantar aleluia, estamos convidando os demais a se unirem a nós no canto que entoamos ao Deus Eterno, aquele que conhecemos por meio de Jesus Cristo (Quem vê a mim, vê o Pai!) e pela ação do Espírito Santo em nós. Aleluia!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia dos Pais



O culto de domingo, 08 de agosto, na Comunidade Bom Pastor foi especial. O dia dos pais foi lembrado tanto na liturgia utilizada quanto nas participações de nosso Coral, do Coral Jovem e das crianças da Escola Bíblica.

Apresentamos duas canções muito significativas. Primeiro, "Mil graças renderei", cuja letra se baseia no Salmo 9:2-3, 12, com música de Claude Fraysse e Klaus Heitzmann. Rendemos graças a Deus por tudo, inclusive pelos nossos pais e filhos, e pelo cuidado do Senhor em nossa caminhada na Terra.

Em seguida, entoamos uma letra mais diretamente relacionada com a data: "Em nós, ó Deus, vem despertar", de Martinho Lutero Hasse, sobre a melodia de "Amazing Grace", de W. Walker. Convém citar ao menos uma estrofe:

Cumprir queremos a missão
De pais cristãos no lar
Com tua ajuda e orientação
O havemos de alcançar

Que Deus nos abençoe em tudo! Abraços!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cancioneiro grátis em pdf (e com partituras!)


No site da Editora Concórdia, está disponível uma edição completa e atualizada do cancioneiro Louvai ao Senhor. Além das letras das canções, o arquivo apresenta a melodia e as cifras em uma formatação bem conveniente. Quer seja para tocar um instrumento em culto, ou somente para cantarolar pela casa, faça o download e aproveite! 

No mesmo site, você encontrará também, em mp3, músicas que foram gravadas no passado em fitas K7 pela JELB - Juventude Evangélica Luterana do Brasil.




  

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dia dos Pais

No próximo domingo, durante o culto matutino na CEL Bom Pastor, o Coral apresentará duas canções especialmente ensaiadas para o dia dos pais. Esperamos que todos gostem e que Deus seja glorificado por meio de nós!
Logo postaremos algumas fotos!